Vamos conhecer um pouquinho sobre a sua história...
Através de uma escritura pública de 19 de abril de 1870, lavrada no Tabelião Antônio César, de Botucatu, o alferes Manoel Gomes de Faria e dona Delfina Carolina Gomes, Antonio Joaquim Mendes e dona Sinhorinha Rosa da Conceição, fizeram a doação dos primeiros 13 alqueres, no local denominado Água Clara, para o patrimônio da Capela de São Manuel. A doação se fez com a condição de que os bens reverteriam aos doadores, caso não progredisse o povoado e não se realizasse a intenção dos mesmos. Gomes de Faria doou também na ocasião um paramento, um altar, a imagem de São Manuel e a Pia Batismal.
Em 2 de fevereiro de 1871, aquele terreno foi permutado por outro, onde se edificou a cidade. Foram permutantes, de um lado, Manoel José Pereira, procurador e zelador da capela e, de outro, Joaquim Antônio Pereira Pires e sua mulher Francisca Maria de Paula. A permuta foi autorizada pelo Juiz Dr. Amaral Gurgel, após ouvir o promotor de Resíduos e Capelas, Dr. Bernardo Augusto Rodrigues da Silva.
Associando-se a Manoel Gomes de Faria e a Antônio Joaquim Mendes, Manoel Vieira Paraíso doou mais uma área adjacente ao patrimônio e, pela coincidência do primeiro ser possuidor das terras da Águas Clara do Paraízo e este último chamar-se também Manoel, resolveram dar ao local a denominação de São Manoel do Paraízo.
O lugar onde está edificada a cidade era conhecido como Bairro do Paraízo, ou dos Tavares. A Lei nº 51 de 7 de abril de 1880, nove anos depois da fundação do povoado, elevou-se a Freguesia. A Capela de São Benedito foi edificada em 1874, sendo benta em outubro daquele ano e, mais tarde, sendo reedificada. Quem a benzeu foi o padre João Lopes Pinheiro que era vigário de Botucatu.
O povoamento do atual território de São Manuel deu-se antes de 1850, e suas terras eram, em geral, provenientes de posses registradas de acordo com a lei de 1850.
A data de sua fundação é registrada como a mais próxima doação de terras, ou seja, 17 de junho de 1870.
BANDEIRA DE SÃO MANUEL
NOSSO BRASÃO
Para homenagiar São Manuel, os alunos do 4º Ano B, criaram um acróstico com o nome de nossa cidade.
SEMPRE AO SEU LADO
AMOROSOS CIDADÃOS
OTIMA EDUCAÇÃO
MELHOR AÇÚCAR DO ESTADO
AMÁVEL
NUNCA PÁRA DE CRESCER
UNIDA
EXCELENTE
LIMPA
SÃO MANUEL MINHA CIDADE AMADA
ACOLHEDORA SEMPRE DE BRAÇOS ABERTOS
O MÊS DE JUNHO VAMOS COMEMORAR
MUITAS FELICIDADES À MINHA CIDADE
ANCORA DE SUSTENTAÇÃO
NADA DESSA CIDADE É POR ACASO, TUDO TEM SENTIDO
UNIDOS AO QUE HÁ DE BOM
ESCOLAS, TRABALHO E DIVERSÃO
LAR DO MEU CORAÇÃO
SUA BELEZA É ENCANTADORA
AMOR ENTRE OS MORADORES
OTIMO NOS ESTUDOS
MANDAMENTOS ÓTIMOS
AMIZADES
NERVOSISMOS AS VEZES COM AS PESSOAS
UNIÃO ENTRE OS MORADORES DA CIDADE
EMOÇÃO
LEAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário